Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 22 de fevereiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Bolsonaro vai à PF, em Brasília, mas fica em silêncio sobre suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
E ainda: Flávio Dino toma posse no STF; Daniel Alvesé condenado a 4 anos por estupro na Espanha; e uma reportagem mostra o reencontro entre o "herói de Nova Iguaçu" e a família que ele resgatou de enchente.
✍️ Por aqui, Cauê Muraro, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.
• • •
Bolsonaro vai à PF, em Brasília, e fica em silêncio sobre suposta tentativa de golpe de Estado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu hoje à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, mas ficou em silêncio diante dos agentes que apuram uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo as investigações, Bolsonaro e aliados planejavam mantê-lo no poder, impedindo a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O advogado Fabio Wajngarten disse que Bolsonaro "nunca foi simpático a qualquer tipo de movimento golpista". Afirmou ainda que a falta de acesso à delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e a mídias obtidas em celulares apreendidos "impedem que a defesa tenha um mínimo de conhecimento de por quais elementos o presidente é hoje convocado ao depoimento".
▶️ Outros investigados
Outros investigados também compareceram à PF. Entre eles, estavam:
Walter Souza Braga Netto (ex-ministro e candidato a vice-presidente pelo PL nas eleições de 2022);
Valdemar Costa Neto (presidente do PL);
Augusto Heleno (general e ex-ministro de Segurança Institucional);
Mário Fernandes (ex-ministro substituto da Secretaria-Geral da Presidência);
Ronald Ferreira de Araújo Junior (oficial do Exército);
Almir Garnier (ex-comandante da Marinha);
Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa);
e Anderson Torres (ex-ministro da Justiça).
Ficaram em silêncio Augusto Heleno, Mario Fernandes, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Braga Netto e Ronald Ferreira Junior. Valdemar Costa Neto respondeu a todas as perguntas, informou a defesa dele. Anderson Torres também falou, segundo apuração da GloboNews. Leia mais.
▶️ A operação
Os depoimentos fazem parte da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF há duas semanas. Parte da investigação envolve a realização de uma reunião ministerial ocorrida em 5 de julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro disse a ministros que eles não poderiam esperar o resultado da eleição para agir.
Imagem do dia
Indicado pelo presidente Lula (PT), Flávio Dino, de 55 anos, tomou posse hoje como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai ocupar a cadeira deixada por Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2023. Dino vai herdar um acervo de 340 processos. Um deles envolve as conclusões finais da CPI da Covid e tem como alvo Bolsonaro (leia mais).
Medo do Escuro 🎧
No podcast investigativo "Medo do Escuro – O Caso João Paulo", o g1 revisita a história de um garoto de 9 anos achado morto no freezer de uma escola na década de 1980. Serão seis episódios, um por semana. Nesta semana, saiu o quarto. Ouça.
Postar um comentário