Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 06 de fevereiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera morre aos 74 anos em queda de helicóptero.
E ainda: após falas de Lira sobre orçamento, reunião entre Haddad e líderes na Câmara é cancelada; esposa de Daniel Alves presta depoimento no segundo dia de julgamento do ex-jogador brasileiro por estupro em boate na Espanha; e tribunal dos EUA nega imunidade a Donald Trump em caso sobre tentativa de fraude nas eleições de 2020.
✍️ Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero aos 74 anos
Presidente do Chile por dois mandatos (2010-2014 e 2018-2022), Sebastián Piñera morreu hoje, aos 74 anos, em um acidente de helicóptero.
➡️ Quem foi Sebastián Piñera
Ao assumir o Poder Executivo no Chile, Piñera interrompeu um ciclo de presidentes de centro-esquerda em seu país, que dominaram a política local após o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
No primeiro mandato, Piñera tentou ser um presidente da direita democrática: chamou os defensores da ditadura de Pinochet de "cúmplices passivos" e fechou uma prisão especial para abrigar condenados por violação de direitos humanos. Além disso, foi durante esse primeiro governo que 33 mineiros ficaram soterrados durante 69 dias (todos foram resgatados com vida).
Já no segundo mandato, houve uma onda de agitação social no Chile. Em uma das manifestações, em 2019, cerca de 1 milhão de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo. A polícia reagiu de maneira considerada excessivamente violenta (houve 34 mortos e centenas de feridos). Os atos culminaram com a convocação de uma nova assembleia constituinte, e o então presidente viu sua popularidade erodir.
Piñera foi sucedido pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.
O helicóptero caiu em um lago na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. O jornal chileno "La Tercera" informou que Piñera estava pilotando a aeronave, que levava outras três pessoas (todas resgatadas com vida por serviços de emergência). No momento da queda, o grupo voltava de uma visita a um amigo do ex-presidente, José Cox.
O governo do Chile declarou três dias de luto oficial e afirmou que o velório, marcado para sexta-feira (9), terá as honrarias oficiais.
A imagem de hoje mostra o tamanho e a força da onda de calor que está sobre a Argentina e que se aproxima de algumas regiões mais ao sul do Brasil. O "culpado"? Um fenômeno chamado "domo de calor" 🔥. De acordo com meteorologistas, as temperaturas podem chegar a 38°C em cidades do Rio Grande do Sul nos próximos dias 🥵. As demais regiões do país não devem ser afetadas. Saiba mais.
Postar um comentário