Página inicialUnlabelledVocê viu no g1? Explosão de casos de dengue; Carlos Bolsonaro na mira da PF; o mistério do último voo de Amelia Earhart; e o chip cerebral
Resumo da semana de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
De 29/01 a 02/02
Olá, bom dia!
Explosão de casos de dengue no Brasil. Carlos Bolsonaro na mira da PF. Implante de chip cerebral. O mistério sobre o voo de Amelia Earhart em 1937. E reportagem sobre o conceito de midsize.
Por aqui, Sarah Resende, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana.
🦟🦟🦟 Considerada a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos (que podem causar diferentes formas da doença):
DENV-1;
DENV-2;
DENV-3;
e DENV-4
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, mas as pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial) têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou mesmo um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois destes sintomas:
dor de cabeça intensa
dor atrás dos olhos
dores musculares e articulares
náusea e vômito
manchas vermelhas no corpo
💉 A boa notícia é que já há uma vacina, que por enquanto não está disponível para todos. Nesse início de campanha, a imunização terá como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades que correspondem 10% do total de municípios do país, como mostrou levantamento do g1.
Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma. Ao todo, vão ser entregues 6,5 milhões de doses.
Enquanto isso... A vacina do Instituto Butantan contra a dengue está próxima de alcançar um marco importante em seu desenvolvimento: há a expectativa de que os dados que atestam sua eficácia sejam enviados para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste ano. Nesse caso, a aplicação das primeiras doses ocorreria em 2025. Leia mais aqui.
A suspeita é que assessores de Carlos, que também foram alvo da operação, pediam informações diretamente a Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e hoje deputado federal pelo PL. Ramagem é próximo da família Bolsonaro.
A defesa do vereador divulgou nota afirmando que ele "não possui qualquer ligação com a Abin e tampouco solicitava e/ou recebia de pessoas vinculadas à agência qualquer tipo de informação e dados de terceiras pessoas".
A empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk, anunciou que realizou o seu primeiro implante de chip em um cérebro humano. O objetivo, segundo a empresa, é fazer com que, no futuro, pessoas com limitações motoras possam controlar dispositivos eletrônicos (como computadores e celulares) apenas com o pensamento.
👀 Como isso é possível? De acordo com a empresa, o chip, chamado de Telepathy ("Telepatia"), processa ondas cerebrais que são decodificadas por um aplicativo da Neuralink que, por sua vez, conseguiria comandar aparelhos eletrônicos a partir dos desejos dos pacientes.
A Neuralink não divulgou em qual parte do cérebro do paciente o Telepathy foi implantado. Especialistas consultados pelo g1sugerem que ele pode ter sido inserido no cerebelo (a parte responsável pela coordenação motora).
A identidade do paciente também não foi divulgada, mas, de acordo com Musk, a pessoa está se recuperando bem. Leia mais aqui.
O status de primeira mulher a pilotar um avião e atravessar o Oceano Atlântico não foi o suficiente para a americana Amelia Mary Earhart. Ela queria mais. Com menos de 40 anos de idade, em 1937, Amelia embarcou em seu avião na tentativa de dar a volta ao mundo. O plano não deu certo, e o avião desapareceu. Um mistério até hoje não (totalmente) esclarecido.
Quase 90 anos depois, entretanto, Tony Romeo, um ex-oficial da Aeronáutica dos EUA e atual diretor-executivo da empresa Deep Sea Vision, afirma que encontrou o avião.
Romeo fez uma expedição de US$ 11 milhões (R$ 54 milhões), que espera que possa "encerrar" a história da "pessoa desaparecida favorita da América". A equipe de Romeo não divulgou a localização exata, mas afirma que fica a cerca de 161 quilômetros a oeste da Ilha Howland, entre Austrália e Havaí, onde Amelia esperava reabastecer sua aeronave. Veja imagens da expedição aqui.
"Corpo médio". Essa é a tradução para o conceito de midsize, que se refere a mulheres que não se consideram nem gordas nem magras — ou pelo menos não se veem encaixadas no que é delimitado socialmente como gorda ou magra.
O termo já era usado no mundo da moda, mas se popularizou em 2016, quando a comediante norte-americana Amy Schumer declarou que não se sentia representada nem por tamanhos considerados convencionais nem pelo "plus size". Na época, a atriz foi chamada por uma revista de “mulher plus size inspiradora”, mas rebateu o comentário dizendo que se via como "midsize".
Agora, a categoria tem ganhado força em movimentos de autoaceitação e body positivity — ou positividade corporal — que promovem uma visão positiva de todos os corpos, independentemente do tamanho, forma, raça, sexo e capacidades físicas. Entenda aqui.
Postar um comentário