Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 06 de março 2024.
Olá, boa noite! 🌛
O Supremo volta a adiar o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para usuários.
E ainda: a aprovação do trabalho do presidente Lula caiu na pesquisa mais recente; e PMs são acusados de fraude processual ao enviar pessoas mortas na Baixada Santista para hospitais.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da quarta-feira até agora.
• • •
STF volta a adiar o julgamento sobre o porte de maconha
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a analisar hoje a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram contra a liberação do porte para usuários antes de Dias Toffoli pedir mais tempo para analisar o caso e adiar o fim do julgamento. Até agora, o placar está 5 a 3 pela liberação.
O debate na corte não é sobre a descriminalização das drogas, nem mesmo a maconha, mas uma tentativa de criar um critério claro que diferencie usuários e traficantes. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, enfatizou inclusive que defende o combate ao tráfico. O tema chegou ao Supremo em 2011 e começou a ser analisado em 2015. Barroso é o sexto presidente do tribunal a pautar a discussão. No período, quatro ministros já se aposentaram e outros cinco foram indicados por três presidentes da República diferentes. Toffoli tem 90 dias para devolver o julgamento para o plenário.
Uma nova pesquisa divulgada hoje pela Quaest mostrou que a aprovação do trabalho de Lula caiu três pontos percentuais e chegou a 51%. A avaliação negativa cresceu em vários setores da sociedade, inclusive eleitores do presidente, mas disparou entre os evangélicos. Para diretor da Quaest, Felipe Nunes, a comparação de Lula do conflito entre Israel e o Hamas com o Holocausto pode ter contribuído para a queda de popularidade.
Denúncia dos funcionários do SAMU aponta que policiais mandaram pessoas já mortas para unidades de saúde. Segundo especialistas, se a prática for confirmada, pode ser caracterizada fraude processual para dificultar a identificação da causa da morte. A PM diz que a perícia no local do crime é fundamental e que vai apurar as denúncias.
Imagem do dia
A cidade de São Paulo voltou a enfrentar problemas devido à forte chuva de ontem. Entre os muitos alagamentos, uma imagem chamou atenção. O cônsul dos Emirados Árabes precisou ser resgatado pelo teto solar depois que sua BMW ficou ilhada. O diplomata e dois seguranças foram retirados de bote pelos bombeiros. Saiba mais.
Postar um comentário