Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 18 de abril 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Greve em universidades e institutos federais ganha força e causa preocupação em estudantes, que temem atraso no ensino e gastos extras.
E ainda: Ministério da Saúde autoriza uso de doses perto do vencimento para ampliar a faixa etária na campanha de vacinação contra a dengue; e Nunes Marques, do STF, autoriza a retirada da tornozeleira eletrônica do bicheiro Rogério Andrade.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.
• • •
Greve nas federais preocupa estudantes
A greve de professores e técnicos em 51 universidades e 79 institutos federais, que ganhou força nesta semana e se tornou nacional, preocupa estudantes. Alunos entrevistados pelo g1 dizem que, mesmo compreendendo as reivindicações do movimento, temem prejuízos como:
defasagem de conteúdo pedagógico;
"calendário corrido" depois do fim da greve;
egastos extras e problemas na alimentação, porque restaurantes universitários, que oferecem pratos a menos de R$ 1, estão fechados em alguns locais.
A paralisação começou em março e ganhou fôlego nos últimos dias, quando as tentativas de negociação com o governo federal para reajustar salários e aumentar o orçamento no setor não trouxeram os resultados esperados pelos grevistas. O Ministério da Educação afirma que "está atento às demandas e segue em diálogo". Já o Ministério da Gestão informou que vai apresentar uma proposta amanhã.
Vacinação da dengue ampliada
O Ministério da Saúde autorizou que estados e municípios usem vacinas contra a dengue perto do vencimento para ampliar a faixa etária na campanha de imunização. As doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos nos locais que tiverem vacinas sobrando. A medida se deve à baixa adesão da população. A pasta reforça, no entanto, que crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continuam sendo a prioridade. Veja estados que ampliaram a faixa etária da vacinação.
Bicheiro liberado
O ministro Nunes Marques, do STF, mandou retirar a tornozeleira eletrônica do bicheiro Rogério Andrade. Sobrinho de Castor de Andrade e acusado de chefiar uma organização criminosa no Rio, o contraventor passou um ano e meio obrigado a usar o dispositivo e a cumprir o recolhimento noturno (voltar para a casa antes das 18h). Nunes Marques concedeu a autorização em um despacho sigiloso, a pedido da defesa de Rogério e sem ouvir a PGR. Às vésperas do carnaval, o bicheiro já tinha tentado o benefício no STJ, sem sucesso, para poder assistir ao desfile da sua esposa, que é rainha de bateria da Mocidade.
O g1 publicou hoje uma reportagem sobre a erupção de um vulcão que levou a Indonésia a emitir, nesta quarta-feira (17), um alerta para risco de tsunami. Autoridades locais temem que parte do Monte Ruang caia no mar e provoque ondas gigantes. Cerca de 11 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco. O governo pediu que moradores e turistas fiquem a uma distância de pelo menos 6 km do vulcão. Saiba mais.
O Assunto 🎧
Episódio #1.195: A guerra de Arthur Lira contra o Planalto. Natuza Nery conversa com o cientista político Fernando Abrucio. No próximo episódio: a decisão que beneficiou o bicheiro Rogério Andrade.
Postar um comentário