Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 02 de maio 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Número de mortos pelos temporais no Rio Grande Sul passa de 30. Há 60 desaparecidos e 14,5 mil desabrigados ou desalojados.
E ainda: vereadores de SP dão aprovação final à privatização da Sabesp; mulher que levou idoso morto a bancono Rio deixa a prisão após 16 dias; e fãs começam esquenta para o megashow de Madonna em Copacabana.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.
• • •
Passa de 30 o número de mortos pelos temporais no Rio Grande do Sul
Os temporais que castigam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já deixaram ao menos 31 mortose 60 desaparecidos. Há também 14,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Quase 150 cidades tiveram inundações, quedas de barreiras ou deslizamentos de terra. Com pontes e estradas interditadas, moradores estão ilhados. A chuva afeta o estado todo, mas a situação é mais grave na região central, onde ficam cidades da Serra Gaúcha, como Caixas do Sul e Bento Gonçalves. Lá, o rompimento parcial de uma barragem deixou sete municípios em alerta.
O governador Eduardo Leite (PSDB) se referiu à tragédia como "o maior desastre climático" da história do RS e decretou estado de calamidade. Hoje, ele se encontrou em Santa Maria com o presidente Lula, que afirmou: "Da parte do governo federal, não faltará nenhum esforço para reconstruir o que foi destruído. Não vai faltar dinheiro".
Cavado - uma corrente intensa de vento agindo sobre a região, que fez o tempo ficar instável.
Corredor de umidade vindo da Amazônia- que aumentou a força da chuva.
Bloqueio atmosférico - reflexo da onda de calor que deixou o centro do país seco e quente, fazendo a chuva se concentrar nos extremos do território.
Segundo especialistas, o Sul do Brasil tem condições favoráveis à ocorrência de tempestades nesta época do ano, mas calor da Terra e dos oceanos impacta a atmosfera, tornando os eventos climáticos mais intensos.
Vereadores de São Paulo aprovaram a privatização da Sabesp. Um projeto de lei já tinha sido votado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas, mas dependia do aval da cidade, que tem contrato responsável por 45% da receita da empresa. Leia reportagem e saiba o que acontece agora.
Episódio #1.205: Madonna - A rainha do pop e da reinvenção. Natuza Nery conversa com Braulio Lorentz, editor de Pop&Arte do g1, e com Dudu Bertholini, estilista e comunicador de moda. No próximo episódio: a catástrofe climática no RS.
Postar um comentário