Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, RedaĂ§Ă£o.
Este é o resumo de hoje, 07 de maio 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Em 15 dias, choveu o previsto para 5 meses: esse foi o volume acumulado em algumas regiões do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma catástrofe em razão dos temporais das últimas semanas.
E ainda: apenas uma parlamentar gaúcha destinou verbas contra desastres no estado; e um sobrevoo mostra o aeroporto de Porto Alegre completamente inundado.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
5 meses de chuva em 15 dias
Algumas regiões do Rio Grande do Sul tiveram, entre 22 de abril e 6 de maio, chuva equivalente à média prevista para 5 meses.Os temporais já deixaram 95 mortos, 131 desaparecidos e 372 feridos. Mais de 207 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Ao todo, 401 dos 497 municípios do estado enfrentaram algum problema relacionado às tempestades.
Porto Alegre não aparece na lista das oito cidades com maior volume de chuvas. Mas por que, então, a capital está tomada pelas águas? O relevo é um ponto-chave para explicar as enchentes na região metropolitana. No fim de semana, o lago Guaíba superou a máxima histórica e chegou a 5,33 metros. O nível deve permanecer acima da cota de inundação (3 metros) até a próxima semana. Três fatores "travam" o escoamento:
Topografia -Porto Alegre fica numa planície (a altitude é de 10 metros em relação ao nível mar) e é circundada por morros.
Hidrografia -O lago Guaíba é um local de confluência de cinco grandes rios, todos atingidos pelas chuvas. A enxurrada que varreu áreas do interior do estado foram desaguar lá.
Nível do oceano -O Atlântico também está sendo afetado por fortes chuvas e ventos, que formam as "marés de tempestades", impedindo que o excesso de água seja despejado no mar.
A partir de amanhã, uma nova frente fria deve se aproximar do Rio Grande do Sul, com queda nas temperaturas, ventos fortes e a previsão de mais chuva, especialmente no fim de semana. O governador Eduardo Leite alertou que pode haver novas inundações em regiões já bastante prejudicadas, como o Vale do Taquari.
Só 1 de 34 parlamentares gaúchos destinou emenda contra desastres
Episódio #1.208: O descaso da política com a crise climática. Natuza Nery conversa com Suely Araújo, do Observatório do Clima, e Gil Castello Branco, da associação Contas Abertas. No próximo episódio: a vida na Porto Alegre colapsada.
Postar um comentĂ¡rio