Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 17 de junho 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Dólar volta a subir, e disparada deve acelerar a inflação no Brasil.
E ainda: Lula reúne equipe econômica para discutir corte de gastos; e governo começa a pagar nova rodada do abono salarial PIS/Pasep.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.
• • •
Disparada do dólar deve acelerar a inflação no Brasil
O dólar voltou a subir hoje e fechou a R$ 5,42. Em 2024, a moeda já se valorizou mais de 10% em relação ao real. O movimento de forte alta nas últimas semanas deve continuar pressionando a inflação no país nos próximos meses, dizem especialistas.
Como boa parte dos produtos consumidos no Brasil é importada, os preços sobem toda vez que o dólar sobe. Itens de tecnologia e saúde, que dependem de matéria-prima internacional, são os que ficam mais caros nessa situação. Além disso, combustíveis e alguns alimentos, como milho e trigo, flutuam com mudanças no mercado externo e têm alta dolarização de custos. Saiba como se proteger dos preços altos.
Lula se reúne com ministros para discutir cortes de gastos
O presidente Lula se reuniu hoje com a equipe econômica para discutir maneiras de cortar gastos do governo. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), disse que ele ficou 'mal impressionado' com o aumento de subsídios no país. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente se surpreendeu com a queda da carga tributária em relação ao PIB no ano passado. A tentativa de melhorar as contas públicas acontece após uma semana de atrito com o mercado, que reagiu mal à fala de Lula sobre equilíbrio fiscal apenas com aumento na arrecadação.
Nova rodada do abono salarial começa a ser paga hoje
O pagamento do abono salarial PIS-Pasep referente ao ano-base 2022 começou a ser feito hoje para os nascidos em julho e agosto. Esta será a quinta rodada do benefício liberada pelo governo federal neste ano. No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês. Saiba mais.
Os navios e submarinos de guerra russos que fizeram manobras militares na costa de Havana, na semana passada, começaram a deixar o porto da capital cubana. Moscou garantiu que nenhuma das embarcações portava armas nucleares, mas a operação gerou tensão com os EUA, que enviaram submarinos para monitorar a movimentação. Veja mais.
Postar um comentário