Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 10 de junho 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Direita tradicional e partidos de centro mantêm domínio do Parlamento Europeu após eleição de ontem. Extrema direita tira espaço de partidos ambientalistas, mas avança menos que o esperado.
E ainda: em decisão inédita, Espanha condena três pessoas a oito meses de prisão por ataques racistas contra Vini Jr; proposta para cessar-fogo na Faixa de Gaza é aprovada no Conselho de Segurança da ONU; e veja o "antes e depois" de hospital tomado pela enchente no Rio Grande do Sul.
✍️ Por aqui, Cauê Muraro, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.
• • •
Parlamento Europeu: entenda os resultados da eleição
Resultados parciais da eleição para o Parlamento da União Europeia divulgados hoje mostram que, apesar do avanço da extrema direita, os partidos de direita tradicional e de centro continuarão a ser maioria. A contagem de votos indicou que a ascensão da extrema direita foi menor que a esperada e que a direita tradicional deve conseguir fazer alianças que lhe garantam o poder. Siglas da esquerda sofreram perdas significativas: a maior derrota foi a de legendas ecologistas/ambientalistas.
Com sede em Estrasburgo, na França, o parlamento é um dos dois órgãos legislativos da União Europeia. Os membros têm a responsabilidade de aprovar ou rejeitar leis do principal bloco econômico do mundo e de tomar decisões sobre o orçamento.
Na França, o bom desempenho da extrema direita, que no país é liderada por Marine Le Pen, levou o presidente Emmanuel Macron a dissolver o parlamento nacional e convocar novas eleições legislativas. Macron, que tem mandato até 2027 e governa em aliança com partidos de centro no legislativo, disse que fez isso para que o povo francês decida, ao votar, que tipo de parlamento quer ter.
Direita - Encolheu de 39% para 36% do total de 720 assentos, principalmente devido ao recuo do partido Renascimento, do presidente da França, Emmanuel Macron. Ainda assim, permanece a principal força no Parlamento Europeu. Já o Partido Popular europeu (de centro-direita) angariou o maior número de cadeiras: 186.
Extrema direita - Lideradas pela francesa Marine Le Pen e pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o bloco passou de 16,7% para 18,1% de representação no parlamento. (Essa conta não inclui o Afd, da Alemanha, expulso do grupo de Le Pen após um dirigente dizer que nem todos os soldados nazistas eram criminosos de guerra.)
Verdes - Força tradicional no legislativo europeu, o partido ambientalista encolheu de 10% para 7% sua representação.
Esquerda - Formado pelo partido socialista e outras siglas de esquerda, o bloco também teve um leve recuo: de 25% na legislatura anterior para 23%. De forma isolada, a aliança socialista e democrata foi a segunda mais votada na eleição, conquistando 135 dos 720 assentos.
'Sou algoz de racistas', diz Vini Jr sobre condenação de torcedores
Três espanhóis foram condenados hoje a oito meses de prisão por injúrias raciais contra o jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid. A sentença é a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol. Os três foram identificados entre os torcedores do Valencia que xingaram o atacante de "macaco" durante um jogo em maio do ano passado. Um deles foi identificado pelo próprio atleta ao final da partida. A polícia encontrou outros dois por meio de câmeras instaladas no estádio.
📢 "Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos", declarou Vini Jr. "Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar."Leia mais.
Proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza é aprovada no Conselho de Segurança da ONU
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje uma resolução de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O texto foi proposto pelos Estados Unidos. O placar foi de 14 votos a favor, zero contra e uma abstenção (da Rússia). A aprovação do projeto, contudo, não significa que ele será cumprido. Em março, o Conselho já havia aprovado cessar-fogo imediato, o que não foi seguido nem por Israel, nem pelo Hamas.
💬 "Hoje, o Conselho manda uma mensagem clara ao Hamas: aceite a proposta posta na mesa. Israel já aceitou o acordo, e os combates poderiam parar hoje, se Hamas fizer o mesmo. Repito: os combates poderiam parar hoje", afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.
Mais de um mês após o início das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul, começou hoje a limpeza do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), referência para 103 municípios, onde vivem 3 milhões de pessoas. No térreo, a água chegou a 2 metros de altura. O prejuízo estimado inicialmente é de R$ 37 milhões. Não há uma data definida para a retomada dos atendimentos.
A água tomou o local na madrugada de 3 de maio, quando havia 100 pacientes na unidade. Todos foram retirados – alguns deles tiveram de sair por um buraco aberto na parede do segundo andar. Veja fotos do "antes e depois".
Episódio #1.231: Formados de mais, empregos de menos. Natuza Nery conversa com Juliana Causin, repórter do jornal "O Globo", e Ildo Lautharte, economista do Banco Mundial. Amanhã: os novos rumos do Parlamento Europeu.
Postar um comentário