Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 11 de julho 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Uma nova operação revelou quais autoridades foram alvos das espionagens clandestinas da Abin durante o governo de Jair Bolsonaro. Ministros do STF, parlamentares, servidores do Executivo e um ex-governador estão na lista.
E ainda: o pedido de astros americanos para que Joe Biden desista de sua candidatura à reeleição nos EUA;e a morte da atriz Shelley Duvall, de "O iluminado" e "Popeye".
✍️ Por aqui, Felipe Néri, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.
• • •
Autoridades na mira de 'Abin paralela'
Uma nova fase da Operação Última Milha, que apura o suposto uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar autoridades durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi deflagrada nesta quinta-feira (11). Foram divulgados os nomes de autoridades que entraram no alvo de uma organização criminosa que usava os sistemas da Abin para monitorar desafetos do ex-presidente.
Entre os espionados, estavam parlamentares como Arthur Lira, Renan Calheiros e Rodrigo Maia, ministros do STF como Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux, o ex-governador de SP João Doria e servidores do Ibama e da Receita Federal, além de jornalistas (veja a lista completa).
Segundo as investigações, foram arquitetadas pelos criminosos “possíveis ações clandestinas” para levantar suspeitas sobre a credibilidade do sistema eleitoral. Também foram identificados monitoramentos de pessoas que investigaram familiares de Bolsonaro, além da produção e difusão de fake news. Dois servidores públicos, dois influenciadores e um militar foram alvos de mandados de prisão.
Pedidos para Biden desistir de reeleição
Astros americanos apoiadores do Partido Democrata e de Joe Biden, de 81 anos, foram a público defender que o presidente dos EUA desista da candidatura à reeleição, após seu fracasso em debate com o republicano Donald Trump. O ator George Clooney afirmou em artigo que “Biden não é mais o mesmo”. Michael Douglas questionou em entrevista se ele seria capaz de terminar seu mandato caso seja reeleito. Nomes como Mia Farrow, Michael Moore e Stephen King também pediram para Biden desistir da disputa presidencial. Uma entrevista coletiva sobre a cúpula da Otan convocada pelo presidente para esta noite está sendo vista como um novo teste sobre a capacidade de Biden continuar disputando o cargo. Antes de falar com a imprensa, ele chegou a chamar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pelo nome de seu opositor russo, Vladimir Putin (veja vídeo).
Adeus a Shelley Duvall
A atriz americana Shelley Duvall, de filmes como “O iluminado” e “Popeye”, morreu aos 75 anos após ter complicações de diabetes. Segundo Dan Gilroy, com quem ela mantinha um relacionamento desde 1989, Shelley morreu durante o sono em sua casa, na cidade de Blanco, no Texas. “Muito sofrimento nos últimos tempos, agora ela está livre”, disse Gilroy. A atriz, que estrelou obras como “Voar é com os pássaros”, “Nashville”, “Três mulheres” e “Noivo neurótico, noiva nervosa” também teve uma carreira como produtora e criou produções infantis.
Imagem do dia
Um vídeo registrou o momento em que um avião da Latam que saía de Milão, na Itália, com destino a Guarulhos (SP) arrastou a cauda no chão do aeroporto no momento da decolagem. O incidente, conhecido como “tail strike”, não interrompeu a subida do Boeing 777-300, mas obrigou que a aeronave retornasse para o terminal aéreo. Segundo a Latam, o desembarque ocorreu em segurança, e os passageiros foram reacomodados em outros voos.
O Assunto 🎧
Episódio #1.252:A melhora na avaliação de Lula e o impacto nas eleições. Natuza Nery conversa com Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest. No próximo episódio: a 'Abin paralela' e os alvos da arapongagem no governo Bolsonaro.
Postar um comentário