Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 29 de abril 2025.
Olá, boa noite! 🌛
Trump completa 100 dias de governo com muitos canetaços, polêmicas, tarifas e cerco a imigrantes.
E mais: mudanças na política brasileira. PSDB e Podemos avançam para se tornarem um partido só, e União Brasil e PP decidem formar federação.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
100 dias de Trump
Donald Trump completou hoje 100 dias de seu segundo mandato, marcado até agora pela perseguição e deportação de imigrantes ilegais e pela imposição de tarifas no comércio global, inclusive para países aliados. Foram mais de 200 decretos assinados desde janeiro e medidas que causaram turbulência dentro e fora dos EUA.
O presidente americano também cortou verbas para programas sociais e para universidades que se recusaram a coibir protestos contra a guerra em Gaza. Entre as promessas que ele não conseguiu cumprir, está a de encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
União Brasil e PP lançaram hoje uma "superfederação". Os dois partidos terão a maior bancada da Câmara e 1,4 mil prefeitos para fazer campanha na próxima eleição. A federação ainda deve decidir sobre apoios ao governo Lula e se mantém a pré-candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Qual é a diferença? A federação é uma aliança temporária entre partidos que deve durar ao menos 4 anos, segundo a lei. Nessa configuração, as legendas devem atuar juntas em eleições e votações no Congresso. Já a fusão é a união definitiva entre os partidos.
Episódio #1.456: 100 dias de Trump - o tsunami. Natuza conversa com Felippe Coaglio, correspondente da Globo nos EUA, e com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV. No próximo episódio: O fator Trump nas eleições no Canadá.
Postar um comentário