Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 07 de maio 2025.
Olá, boa noite! 🌛
Primeiro dia de conclave termina com fumaça preta no Vaticano, sem definição sobre o novo papa. Amanhã tem mais.
E mais: cresce o temor de uma nova guerra após o Paquistão responder a um ataque da Índia na Caxemira. Os novos conflitos entre as duas potências nucleares já deixam 40 mortos.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.
• • •
Fumaça preta
Como se previa, o primeiro dia do conclave terminou sem um novo papa. A fumaça preta demorou mais a sair do que em votações anteriores, e isso gerou a expectativa de que a definição poderia sair hoje, o que seria inédito. Nunca um papa foi escolhido na primeira votação.
Perto da Praça de São Pedro, onde fica a Capela Sistina, ativistas soltaram uma fumaça rosa para protestar contra um conclave exclusivamente masculino.
133 cardeais de 71 países estão aptos a votar. É o conclave mais diverso já realizado. Francisco apostou em ampliar a nomeação de cardeais em regiões distantes do Vaticano para fortalecer a Igreja.
Cerca de 80% dos eleitores desse conclave foram nomeados por ele. Muitos são marinheiros de primeira viagem e não conhecem bem seus pares. Essa desconexão pode deixar o conclave mais longo, algo que o Vaticano tenta evitar.
Há favoritos na disputa? Quem são eles?
Especialistas dizem que o cenário é muito imprevisível, mas alguns nomes despontam:
- o italiano Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; - os americanos Robert Francis Prevost e Joseph Tobin; - o húngaro Péter Erdő; - o filipino Luis Antonio Tagle.
O Vaticano informou que quase 50 mil pessoas estiveram na Praça de São Pedro para acompanhar o primeiro dia do conclave. Antes da votação, houve uma missa e a procissão dos cardeais até a Capela Sistina. No fim do dia, a fumaça preta decepcionou a multidão, que foi para casa sem saber quem será o novo papa.
O Assunto 🎧
Episódio #1.461: Conclave: a eleição ultrassecreta dos papas. Natuza conversa com Mirticeli Medeiros, Ph.D em história do catolicismo pela Universidade Gregoriana e correspondente da GloboNews na Itália. No próximo episódio: O projeto para aumentar o número de deputados.
Postar um comentário