Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 25 de julho 2025.
Olá, boa noite! 🌛
Israel libera ajuda aérea a Gaza após forte pressão internacional. A permissão ocorre em meio ao agravamento da fome na região, que a ONU descreve como um "show de horrores".
E mais:senadores democratas acusam Trump de abuso de poder por tarifas ao Brasil, e Lula critica interesse dos EUA nos minerais estratégicos brasileiros.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e estes são alguns destaques desta sexta-feira até agora.
• • •
Tragédia humanitária em Gaza
Nesta semana, imagens de crianças palestinas esquálidas rodaram o mundo. Sob pressão internacional, Israel disse que vai autorizar o retorno da ajuda humanitária aérea à Faixa de Gaza.
O anúncio ocorre em meio ao agravamento da fome no território palestino. Nos últimos dias, ao menos 45 pessoas morreram de inanição, segundo as Nações Unidas.
A ONU descreve a crise em Gaza como um “show de horrores”, e mais de 100 ONGs denunciaram a fome generalizada na região e exigiram um cessar-fogo imediato. Israel diz que o Hamas impede a chegada de ajuda à população.
Hoje, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um duro discurso e criticou a omissão da comunidade internacional:
"Não consigo explicar o nível de indiferença e inação da comunidade internacional. A falta de compaixão. A falta de verdade. A falta de humanidade."
Em paralelo, um cessar-fogo entre Israel e o Hamas parece cada vez mais distante. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o governo dos Estados Unidos afirmam que o Hamas sabota as negociações e que vão buscar um novo caminho para resgatar os reféns que continuam em poder dos terroristas.
O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a pedir trégua em Gaza e disse que vai reconhecer a existência de um Estado palestino independente em setembro. A decisão foi criticada por Israel.
🧾 Senadores contra o tarifaço
Onze senadores democratas dos EUA acusaram Donald Trump de “abuso de poder” por impor tarifas ao Brasil. Em carta à Casa Branca, disseram que a medida é uma interferência em favor de Jair Bolsonaro e alertaram que pode prejudicar famílias americanas e aproximar o Brasil da China.
Uma comitiva de senadores brasileiros embarca hoje para os EUA para tentar abrir negociação. Mas, segundo interlocutores do governo, Trump não autorizou conversas oficiais.
🗣️ Riquezas naturais: Lula reagiu ao interesse americano por minerais estratégicos: “Temos petróleo, ouro, terras raras... e ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”.
Após quatro versões e cinco filmes, o novo "Quarteto Fantástico: Primeiros passos" finalmente entrega uma adaptação decente. O elenco acerta e há certo deslumbramento, mas o filme deixa um gosto de fast food: saboroso na hora, esquecível depois.
O g1 organizou uma lista com todas as versões já lançadas. Veja o ranking.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem arremessa um pedaço de concreto contra o para-brisa de um ônibus em movimento na Zona Sul de SP. O vidro estilhaçou. Desde junho, mais de 800 ataques a ônibus foram registrados na capital paulista e na Região Metropolitana. Veja vídeo.
O Assunto 🎧
Episódio #1.519: O avanço do partido do “Trump japonês”. Natuza Nery recebe Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington. Aproveite o fim de semana para ouvir os episódios mais recentes.
Postar um comentário