Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 18 de julho 2025.
Olá, boa noite! 🌛
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi para casa agora há pouco, em Brasília, usando tornozeleira eletrônica.
Ele está proibido de sair durante a noite e no fim de semana e de visitar embaixadas. Não pode usar redes sociais nem manter contato com outros investigados, incluindo o filho, Eduardo.
As restrições foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontar risco concreto de fuga e pedir medidas urgentes.
As investigações apontam que Bolsonaro, com a ajuda do filho, tentou interferir no processo em que é julgado por golpe de Estado e atentou contra a soberania nacional. Ele nega.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta sexta-feira.
Após colocar a tornozeleira, o ex-presidente disse estar sofrendo uma "suprema humilhação". Questionado sobre o pen drive, afirmou que não sabia do dispositivo e que perguntaria à mulher, Michelle, se é dela. Ele também negou a intenção de deixar o país.
Na decisão, Moraes citou uma entrevista recente em que Bolsonaro condicionou a revogação da tarifa de 50% imposta ao Brasil por Donald Trump à concessão de uma anistia a ele.
Segundo o ministro, ao fazer isso Bolsonaro "confessou sua atuação criminosa na extorsão que se pretende contra a Justiça brasileira".
Postagens, vídeos e ações públicas de Jair e Eduardo Bolsonaro foram apontados como indícios do envolvimento direto na chantagem tarifária praticada por Trump contra o Brasil.
A investigação menciona que Bolsonaro enviou R$ 2 milhões via PIX para Eduardo no dia 13 de maio de 2025, quando o filho já estava nos EUA.
Para Moraes, o repasse é um “forte indício de alinhamento” entre pai e filho com o objetivo de atrapalhar a ação penal.
O ministro citou três possíveis crimes de Bolsonaro: coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.
Bolsonaro foi levado à PF durante a manhã para colocar a tornozeleira e liberado na sequência. Na saída, fotógrafos fizeram imagens do aparelho sob a calça do ex-presidente.
Episódio #1513: A ofensiva de Trump contra o Brasil — e os efeitos para Bolsonaro. Julia Duailibi conversa com a jornalista Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico e comentarista da GloboNews e da CBN. Aproveite o fim de semana para ouviros episódios mais recentes.
Postar um comentário