Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, RedaĂ§Ă£o.
Este é o resumo de hoje, 23 de janeiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Dados do Cemaden revelam que o Brasil registrou média de três desastres naturais por dia em 2023. Número é recorde.
E ainda: após 50 anos, IBGE anuncia que vai voltar a usar o termo "favela" no Censo; começa a segunda etapa das prévias do Partido Republicano para definir quem será o candidato da sigla para as eleições presidenciais dos Estados Unidos; e a Academia de Hollywood anuncia os indicados ao Oscar 2024.
✍️ Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Brasil registrou média de três eventos climáticos extremos por dia em 2023, diz Cemaden; número é recorde
Dados divulgados hoje pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revelam que o Brasil bateu recorde de ocorrências de eventos climáticos extremos em 2023. Na média, foram registrados pelo menos três desastres naturais por dia.
Veja destaques do levantamento:
➡️ De janeiro a dezembro, foram contabilizados 1.161 desses eventos.
➡️ 716 (61,7%) deles foram eventos hidrológicos, como transbordamento de rios.
➡️ Outros 445 (38,3%) foram de natureza geológica, como deslizamentos de terra.
📊 A cidade de Manaus lidera a lista, com 23 ocorrências, seguida de São Paulo, com 22, e Petrópolis (RJ), com 18.
O Cemaden monitora 1.038 municípios ininterruptamente. Além das ocorrências, o órgão também registrou uma grande quantidade de alertas de desastres.
➡️Ao todo, 3.425 alertas foram emitidos em todo o país entre janeiro e dezembro - o que representou uma média de pelo menos nove alertas emitidos diariamente;
➡️Desse total, 1.813 foram alertas hidrológicos (52,9%) e outros 1.612 alertas geohidrológicos (47,1%).
📊No ranking de municípios, Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi a cidade que mais concentrou o número de alertas emitidos: em 2023 foram 61. São Paulo aparece em segundo lugar, com 56 (veja a lista completa).
Imagem do dia
🪨⛏️ Um anfíbio gigante e mais antigo que os dinossauros. O fóssil do crânio dessa espécie, batizada de Kwatisuchus rosai, foi encontrado por pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em uma fazenda no Rio Grande do Sul. O achado paleontológico, segundo estudiosos, destaca uma possível conexão entre a fauna do pampa gaúcho e a da Rússia. Saiba mais.
O Assunto 🎧
Episódio #1.134: O caminho aberto para Trump na eleição americana. Natuza Nery conversa com a coordenadora do curso de relações internacionais da Faap e comentarista da CBN Fernanda Magnotta. No próximo episódio: Dengue - Explosão de casos e vacina no SUS.
Postar um comentĂ¡rio