Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 30 de janeiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Brasil vive explosão de casos de dengue neste começo de 2024. O Ministério da Saúde já registrou mais de 217 mil casos, mais que o triplo das notificações no mesmo período de 2023.
E ainda: movimentações pelo PIX somam R$ 17,2 trilhões em 2023 e batem recorde, diz Banco Central; governo faz mudanças na cúpula da Abin e demite diretor adjunto da agência, Alessandro Moretti; polícia indicia influencer fitness Renato Cariani por tráfico de drogas; e, por conta da onda de protestos, Itamaraty desaconselha visitas ao Machu Picchu, no Peru.
✍️ Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Casos de dengue no Brasil mais que triplicam em 2024 em relação ao mesmo período do ano passado
➡️Foram mais de 217 mil casos da doença nas quatro primeiras semanas deste ano. O número é mais que o triplo de notificações do mesmo período em 2023.
➡️Já foram contabilizadas 15 mortes pela doença neste ano, e 149 óbitos seguem em investigação. Em 2023, foram 41 mortes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.
🦟🦟🦟 Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
🤒Principais sintomas
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve, mas é preciso ficar atento se tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
A imagem do dia de hoje pode parecer difícil de decifrar, mas também pode ser a solução para o mistério de Amelia Earhart. A aviadora desapareceu em 1937, no Oceano Pacífico, enquanto tentava dar a volta ao mundo. Agora, 90 anos depois, uma empresa de exploração afirma ter encontrado o local exato onde está a aeronave. 📸A foto foi registrada a cerca de 160 quilômetros da Ilha de Howland, entre Austrália e Havaí. Saiba mais.
O Assunto 🎧
Episódio #1.139: Carlos Bolsonaro e a espionagem da Abin. Natuza Nery conversa com os jornalistas Andréia Sadi e Breno Pires. No próximo episódio: A pá de cal no acordo entre Mercosul e União Europeia.
Postar um comentário