Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
De 15/01 a 19/01
Olá, bom dia!
A escalada da crise no Oriente Médio. O deputado do PL alvo de buscas da PF. Os resultados do Enem. Os estragos da chuva pelo Brasil. E a série especial sobre estimulantes e seus efeitos no corpo.
Por aqui, Sarah Resende, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana.
Escalada na crise no Oriente Médio
O Oriente Médio, que abriga países do leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico, vive uma teia de conflitos interligados entre si em uma escalada de tensão sem precedentes na história moderna da região.
Desde a invasão de Israel pelo grupo terrorista Hamas, em outubro do ano passado, diversas outras movimentações e ataques contribuíram para aumentar ainda mais a gravidade da situação na região. Entre eles:
▶️O Hezbollah atacou o norte de Israel, e os Houthis (grupo rebelde do Iêmen) lançaram mísseis contra o sul do país, ambos respaldados pelo Irã.
▶️O Irã atacou rebeldes no Paquistão um dia após lançar mísseis balísticos contra a Síria.
▶️ O Iraque alvejou bases da inteligência israelense.
▶️ Israel atacou Beirute, no Líbano, para matar um líder do Hamas.
▶️ Navios transportaram armas iranianas para os Houthis, que, por sua vez, têm atacado cargueiros do Ocidente no Mar Vermelho.
▶️ Estados Unidos e Reino Unido bombardeiam alvos houthis no Iêmen.
😰Ufa... É difícil entender tudo isso, mas o g1explica.
➡️ Para entender o risco de que esse emaranhado de conflitos cresça ainda mais, clique aqui.
A TV Globo apurou que, segundo o inquérito, Jordy trocou mensagens com um grupo de golpistas e passou orientações sobre os atos antidemocráticos.
Agentes da PF foram até a Câmara dos Deputados e a residência do parlamentar para cumprir mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na casa dele, a PF apreendeu uma arma e R$ 1 mil.
Nas redes sociais, Jordy declarou que a busca é "uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal".
O deputado foi intimado a depor. Na porta da sede da PF no Rio, antes de ser ouvido, ele falou à imprensa.
"Não conheço ninguém que esteve no 8 de janeiro. Eu não tenho nada que possa me incriminar. Não existem essas mensagens. Isso, nós vamos provar."
266 mil consumidores estão sem energia desde que um temporal atingiu a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A previsão de restabelecimento total da energia era "até sexta, sábado", segundo a concessionária que administra a região. Um homem de 29 anos está desaparecido desde o início da semana, também por conta das tempestades. E a previsão é de mais chuva para este fim de semana.
Já no Rio de Janeiro, mais de 12 mil pessoas ainda estão desalojadas. Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, três postes caíram ao mesmo tempo. No estado, as chuvas deixaram ainda 12 mortos (duas pessoas seguem desaparecidas).
A babá Alcidineia Lopes Lima, que mora na Pavuna, Zona Norte do Rio, disse que enfrenta praticamente uma enchente por ano no bairro:
"Já perdi as contas de quantos guarda-roupas comprei, de quantos sofás eu já comprei, sabe? Fica muito difícil. A gente luta", disse ela.
"É baseado na ideia de que o aluno precisa fazer uma redação como se estivesse escrevendo para alguém que não sabe nada sobre aquele assunto. A redação se explica por si só, e, por isso, fica tão clara."
Assim a professora Lílian Carvalho, de Pernambuco, explica o método criado por ela para fazer redações, especificamente as do Enem. Na prova de 2023, pela segunda vez, ela tirou nota 1000. Leia mais aqui.
As notas do Enem estão disponíveis para consulta desde o início da semana. No Brasil, 60 pessoas obtiveram a nota mil. O tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Seja para ficar acordado durante o dia ou para encarar a maratona de treino na academia, você já tomou algum tipo de estimulante? Nesta semana, o g1publicou uma série de reportagens sobre o tema. Veja a seguir os temas abordados:
☕ O café: Trata-se de uma das bebidas mais tomadas no mundo. No Brasil, há quem diga que o dia não começa antes de uma xícara. A fama do café passa pelo seu principal componente: a cafeína.
No corpo, a substância estimula o raciocínio e a memória e tem o poder de fazer o sono passar. Mas, em excesso, pode causar arritmias cardíacas, ansiedade e, sim, dependência.
🥤🏋️ Pré-treino: Vendidos em cápsulas ou como bebidas, os pré-treinos são estimulantes que usam como base, principalmente, cafeína e podem ser comprados sem prescrição médica. Na internet, há inúmeras marcas anunciadas.
No entanto, eles não são indicados para todas as pessoas e têm uma série de riscos. Arritmia, palpitação, ansiedade e muita adrenalina são alguns dos sintomas de quem toma esse suplemento sem orientação profissional.
🥤🍺 Energéticos e álcool: Pesquisas indicam que a cafeína do energético mascara o efeito letárgico do álcool, encorajando as pessoas a beberem mais e a terem comportamentos de risco, como dirigir embriagado.
Outro ponto que acende o sinal de alerta é que os energéticos entregam a metade da recomendação diária de açúcar em uma única latinha.
Postar um comentário