Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 16 de fevereiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morre aos 47 anos na prisão. EUA e União Europeia culpam o governo Putin.
E ainda: buscas por fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró mobilizam 300 homens, helicópteros e drones, e força-tarefa encontra pegadas e roupas na mata; sobe para 26 o número de suspeitos mortos em operação policial no litoral de SP; eas ações para prender mulheres usadas por quadrilhas como iscas no chamado 'golpe do amor'.
✍️ Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta sexta-feira até agora.
• • •
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morre aos 47 anos na prisão
O Serviço Penitenciário Federal russo disse, em comunicado, que Navalny perdeu a consciência durante uma caminhada e passou mal. Segundo a agência russa Tass, o hospital que o atendeu tentou reanimá-lo por 30 minutos, sem sucesso.
A mulher de Navalny, Yulia Navalnaya, disse não acreditar totalmente na morte do marido.
💬"Não podemos confiar em Putin e no seu governo. Eles sempre mentem. Mas se isso for verdade, quero que Putin, toda a sua comitiva, os amigos de Putin, seu governo saibam que eles serão responsabilizados pelo que fizeram ao nosso país, à minha família, ao meu marido. E esse dia chegará muito em breve", afirmou.
➡️Repercussão
O presidente americano Joe Biden convocou uma entrevista coletiva e afirmou: "Não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny", disse.
O Ministério das Relações Exteriores russo disse que, "em vez de acusar indiscriminadamente, os Estados Unidos deveriam se limitar a esperar resultados oficiais da investigação médica".
A União Europeia também culpa o governo Putin pela morte.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou estar "profundamente entristecido e perturbado" pela morte e exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.
➡️Quem era Alexei Navalny
Alexei Navalny, de 47 anos, era um ex-advogado que ficou conhecido ao fazer acusações de corrupção ao governo de Vladimir Putin.
Ele se apresentava como um político liberal e principal adversário do atual presidente russo. Foi detido por forças russas em janeiro de 2021 após retornar da Alemanha, onde foi tratado por uma suspeita de envenenamento. À época, a Rússia negou ter tentado matá-lo.
Bú👻. Um "fantasma" foi flagrado nesta madrugada cometendo um furto em uma empresa de peças automotivas na região norte do Tocantins. É que o suspeito usou um lençol pare se cobrir e levar uma bomba d’água sem ser identificado pelas câmeras de segurança do local. No vídeo, é possível ver a pessoa saindo de uma área escura e se esgueirando pelos carros até chegar ao local onde a peça estava instalada. Veja toda a ação aqui.
Postar um comentário