Página inicialUnlabelledVocê viu no g1? Fugitivos de Mossoró; as escolas campeãs do carnaval; a polêmica do 'macetando o apocalipse'; a visita de Lula à África; e a eutanásia do ex-premiê
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
De 12/02 a 16/02
Olá, bom dia!
Buscas por fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró mobilizam mais de 300 agentes de segurança, helicópteros e drones; Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo, e Viradouro vence no Rio; a polêmica do "macetando o apocalipse"; presidente Lula faz visita oficial à África; e ex-premiê da Holanda e esposa morrem por eutanásia dupla e de mãos dadas.
Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana.
Até a conclusão desta newsletter, eles não haviam sido encontrados.
Investigações conduzidas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e pela Polícia Federal apontam que os dois escaparam pelo teto das celas e cortaram um alambrado que cercava o presídio para fugir.
Na quinta-feira (15), a Interpol incluiu os nomes da dupla na lista de criminosos procurados internacionalmente. No mesmo dia, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou novas medidas para segurança nos cinco presídios federais.
Entre elas, estão:
➡️ ampliação de sistema de alarmes;
➡️ reforço de agentes de segurança;
➡️ aperfeiçoamento do sistema de entradas nos presídios, com implantação de reconhecimento facial;
A Mocidade Alegre foi a grande campeã do carnaval de São Paulo em 2024. A escola do bairro do Limão, na Zona Norte, levou para avenida o enredo "Brasiléia Desvairada – A busca de Mário de Andrade por um país", mostrando a viagem do escritor modernista pelos rincões do Brasil no início do século 20.
A agremiação conquistou seu 12º título e, se tornou, isoladamente, a segunda escola com mais vitórias ao longo da história do carnaval paulista, atrás apenas da Vai-Vai, que tem 15 troféus.
Já no Rio, deu Unidos da Viradourono Grupo Especial. A escola de Niterói gabaritou todos os quesitos e fechou a apuração com perfeitos 270 pontos.
🐍O enredo “Arroboboi, Dangbé” explorou a história de guerreiras africanas e da serpente considerada mítica, com poderes de regeneração, vida transformação e recomeço. A escola também detalhou crenças de povos africanos e a força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras.
Baby fazia uma participação especial na folia e, ao encontrar Ivete, disse: "Todos atentos, porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o Senhor, enquanto é possível achar".
Ivete respondeu: "Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente maceta o apocalipse".
O Itamaraty informou que, durante passagem pelo Egito, Lula conversou com o presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi, sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, além de assinar um acordo na área de bioenergia. Depois, o brasileiro seguiu em viagem para a Etiópia. Saiba mais.
A eutanásia do ex-premiê da Holanda
O ex-primeiro-ministro holandês Dries van Agt e sua esposa, Eugenie, optaram por morrer juntos por eutanásia dupla.
O ex-premiê, que governou a Holanda entre 1977 e 1982, tinha sequelas de uma hemorragia cerebral sofrida em 2019. A esposa dele, por sua vez, optou por não viver sem o marido.
A Holanda permite que casais optem pelo procedimento. Desde 2022, o governo já registrou 116 eutanásias duplas.
Postar um comentário