Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 19 de março 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 são indiciados no caso da falsificação em cartões de vacina.
E ainda: mundo bate recordes de aquecimento e fica mais perto de uma catástrofe climática; e Lewandowski anuncia que delação de Ronnie Lessa, acusado de assassinar Marielle Franco, foi homologada.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Bolsonaro é indiciado por suspeita de fraude em cartão de vacina
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal ajudante de ordens, Mauro Cid, e outras 15 pessoas foram indiciadas hoje pela Polícia Federal (PF) na investigação que apura um suposto esquema de fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19. A PF identificou que dados falsos foram inseridos pouco antes de Bolsonaro viajar para Miami, em dezembro de 2022, a dias do fim de seu mandato. Na época, os Estados Unidos exigiam comprovante de imunização para a entrada de estrangeiros.
A investigação chegou a essas informações depois que Bolsonaro, em agosto de 2021, fez um ataque ao sistema eleitoral e divulgou trechos de um inquérito sigiloso da PF. A corporação, então, investigou o vazamento e descobriu o envolvimento do tenente-coronel Mauro Cid. A quebra de sigilo do ex-ajudante de ordens revelou mensagens que abriram novas frentes de investigação, sobre os seguintes temas:
detalhes da falsificação de cartões de vacina;
venda ilegal de joias recebidas por Bolsonaro;
e a posterior relação entre os ataques a instituições democráticas e tentativa de golpe de Estado.
Após o indiciamento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) irá decidir se denuncia os investigados, recomenda o arquivamento do caso ou pede mais diligências a polícia (veja os próximos passos).
O ano de 2023 foi marcado pela completa "demolição" de recordes climáticos negativos, segundo um estudo da Organização Mundial Meteorológica (OMM) publicado hoje. As temperaturas se elevaram, os oceanos subiram e ficaram mais quentes, e a cobertura de gelo do planeta diminuiu. A nova pesquisa mostra que essas mudanças já provocaram impactos socioeconômicos enormes em todas as regiões do mundo, afetando especialmente as populações mais vulneráveis.
Delação no caso Marielle
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou hoje a homologação da delação do ex-policial Ronnie Lessa, acusado de ser o executor do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Lessa está preso desde 2019, e sua colaboração deve indicar quem foi o mandante. O crime completou seis anos na semana passada, e a investigação chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do suposto envolvimento de uma pessoa com foro privilegiado. De acordo com Lewandowski, a polícia "em breve" vai esclarecer o caso.
Imagem do dia
O g1 publicou hoje uma reportagem sobre uma idosa que morreu, em 15 de março, após uma cirurgia para a retirada de um feto calcificado, em Ponta Porã (MS). A montagem acima mostra o raio X e a tomografia de Daniela Almeida Vera, de 81 anos, que havia sido internada com dores abdominais. A equipe médica suspeita que ela carregava o "bebê de pedra" havia 56 anos, sem saber. Saiba mais.
Episódio #1.174:Putin reeleito e o avanço do autoritarismo. Natuza Nery conversa com a pesquisadora Marina Slhessarenko Barreto. No próximo episódio: Bolsonaro indiciado no caso da falsificação de cartões de vacina.
Postar um comentário