Resumo da semana de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
De 26/02 a 01/03
Olá, bom dia!
PIBcresceu 2,9% em 2023, diz IBGE. Brasil atinge a marca de 1 milhão de casos de dengue. Chuvas no Acre, incêndios florestais em Roraima: extremos climáticos causam mortes e destruição na região da Amazônia. Assassinato no Rio: advogado é morto a tiros no Centro do Rio. E o ano bissexto: por que fevereiro teve um dia a mais neste ano?
✍️Por aqui, Julia Carolina, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana.
Crescimento da economia
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária teve alta de 15,1% no ano, recorde da série histórica, e foi o principal motor da economia. Emprego em queda e auxílios sociais também impulsionaram o consumo das famílias, que subiu 3,1%.
O PIB mede tudo que é produzido por um país. Ele soma todos os bens e serviços durante um determinado período (usualmente, um ano). Ministro da Economia, Fernando Haddad comemorou o resultadoe disse que o país precisa de mais investimento para crescer. O resultado veio dentro do previsto pelo governo.
O Brasil ultrapassou 1 milhão de casos de dengue em 2024. Esse número é cinco vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (em janeiro e fevereiro), quando o país teve 207,4 mil casos. Para tentar frear a doença, o Ministério da Saúde anunciou uma mobilização nacional para combater os focos do mosquito: o Dia D contra a dengue está marcado para este sábado (2).
A polícia investiga o assassinato a tiros de um advogado no Centro do Rio, ocorrido na segunda-feira (26). Testemunhas afirmam que Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos, havia deixado o escritório para comer um lanche, quando foi chamado pelo nome pelo criminoso, que atirou diversas vezes e fugiu em um carro branco sem levar nada. Câmeras de segurança registraram o crime, mas a polícia busca novas imagens. Para o secretário de Segurança do RJ, "com certeza o crime foi planejado".
Os incêndios que atingem Roraimatêm causado destruição de casas, devastação de plantações inteiras e morte de animais. Com quase 30% de todos os focos de calor do país, Roraima se tornou o estado com maior número de incêndios em fevereiro. Nas áreas rurais e nas comunidades indígenas, os prejuízos se acumulam. O g1 foi à região e ouviu relatos de moradores.
Sentiu que fevereiro durou um pouquinho mais? Saiba que essa impressão de mês arrastado não é apenas ressaquinha do Carnaval: 2024 é um ano bissexto, ou seja, tivemos 29 de fevereiro. Isso acontece por causa do tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol: cerca de 365 dias e 6 horas. A cada quatro anos, essas "sobras" somam 24 horas extras, ou seja, um dia a mais. Entenda aqui.
Postar um comentário