Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 01 de março 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Brasil tem alta de 2,9% no PIB e volta a ficar entre as dez maiores economias do mundo.
E ainda: Biden promete usar aviões para lançar ajuda humanitária a Gaza; e milhares se despedem de Navalny, opositor de Putin que morreu na prisão.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta sexta-feira até agora.
• • •
PIB sobe 2,9% com recorde do agro e coloca Brasil entre 10 maiores economias
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro fechou 2023 com alta de 2,9%. Divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado positivo foi puxado, em grande parte, pela alta de 15,1% da agropecuária, recorde da série histórica iniciada em 1996. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos e oferecidos no país. O indicador mede a evolução da economia.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad comemorou o número, mas pediu mais investimentos e reconheceu que o país passa por uma desaceleração. Segundo especialistas, a queda no ritmo produtivo pode resultar na diminuição de empregos e estagnação de salários.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que o país vai começar a usar aviões para lançar mantimentos na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada depois que 115 palestinos morreram, ontem, durante a distribuição de alimentos por um comboio de ajuda humanitária. O grupo terrorista Hamas acusou o Exército israelense de abrir fogo contra os civis. Israel, por sua vez, afirmou que pessoas morreram pisoteadas e que os soldados fizeram apenas tiros de advertência.
Milhares de pessoas foram às ruas de Moscou para prestar as últimas homenagens a Alexei Navalny, opositor do presidente russo, Vladimir Putin. O cortejo teve muito choro e palavras de ordem. Navalny estava detido desde 2021 e morreu em 16 de fevereiro em um presídio da Sibéria. Opositores acusam Putin de mandar torturar e matar o ativista.
Imagem do dia
O fim do período de defeso, quando a pesca fica proibida para ajudar na reprodução dos peixes, reuniu hoje uma multidão de pescadoresem uma região do Pará. Os trabalhadores navegaram à procura da espécie mapará, uma das mais apreciadas entre os paraenses, formando o Borqueio, posicionamento em círculo dos barcos para facilitar a pesca. Saiba mais.
Postar um comentário