Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 11 de abril 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Luta sanciona lei das "saidinhas" e mantém direito à saída temporária de presos do semiaberto para visita a familiares.
E ainda: ArthurLira abre crise com o governo ao chamar o ministro Alexandre Padilha de "desafeto pessoal" e "incompetente"; e a morte de O.J. Simpson, astro do futebol americano e do cinema que foi acusado, e absolvido, de matar a mulher.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.
• • •
Lula mantém saidinha de presos para visitas a familiares
O presidente Lula sancionou hoje, com veto, a lei que restringe a "saidinha" de presos. Por sugestão do Ministério da Justiça e da Advocacia-Geral da União, o texto mantém o direito à saída temporária dos presos em regime semiaberto para visita a familiares em feriados e datas festivas, como o Natal. O governo entende que a suspensão desse benefício é inconstitucional e atenta contra a dignidade humana. A versão que havia sido aprovada pelo Congresso permitia a saidinha apenas para quem fosse fazer cursos (profissionalizantes, de ensino médio e ensino superior). Os parlamentares ainda podem derrubar o veto de Lula e retomar as regras mais rígidas aprovadas por eles.
De acordo com a norma sancionada hoje, fica proibida a saída temporária de presos condenados por praticar crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, como os de estupro, homicídio, latrocínio e tráfico de drogas. Também foram mantidos os trechos que preveem o endurecimento de critérios para progressão de regime e o uso de tornozeleiras eletrônicas para que detentos possam sair para trabalhar durante o dia. Especialistas criticaram a proposta aprovada no Congresso, por considerarem que o fim da "saidinha" em feriados atrapalha a ressocialização.
Lira diz que Padilha é 'desafeto pessoal'
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), disse hoje que Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, é um "desafeto pessoal" e "incompetente".Ele fez as críticas ao ser questionado se a manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco, enfraqueceria sua liderança na Casa. Nos bastidores, parlamentares afirmam que Lira ficou contrariado com o que considerou ser uma interferência do governo, sobretudo de Padilha, na análise da situação de Brazão.
Morreu hoje, aos 76 anos, o ex-jogador de futebol americando O.J. Simpson. Após se aposentar, ele se aventurou como ator, atuando em sucessos como a trilogia "Corra que a polícia vem aí". Em 1994, foi acusado de matar sua ex-mulher, Nicole Brown, e um amigo dela, Ronald Goldman. O julgamento por duplo homicídio atraiu um enorme interesse público e terminou com a absolvição de Simpson. A polícia nunca apontou outro suspeito para o crime.
O Banco Central lançou hoje uma moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil. A peça será produzida em prata e terá cravada em sua face o valor de R$ 5. A tiragem inicial será de 3 mil unidades, mas o número poderá subir para até 10 mil. Destinada a colecionadores, cada moeda custará R$ 440. Saiba mais.
Postar um comentário