Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 02 de abril 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Governo adota vacinação em dose única contra o HPV, vírus causador do câncer de colo do útero.
E ainda: Brasil concede a indígenas a primeira reparação coletiva por crimes cometidos na ditadura; e Taylor Swift e Magic Johnson entram para a lista dos mais ricos do mundo.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Brasil adota esquema de dose única para vacina contra HPV
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou hoje que a vacina contra o HPV, um vírus associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero, será aplicada em dose única no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) feita em 2022.
A campanha do governo é voltada a um público específico: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que também estão na lista, continuarão com o esquema anterior (de até três doses). A ministra também orientou estados e municípios a fazerem uma busca ativa por jovens de até 19 anos que ainda não se vacinaram.
É importante imunizar também o público masculino para interromper a cadeia de transmissão do HPV, já que homens podem infectar mulheres nas relações sexuais. Além disso, garante-se a proteção contra outros tipos de câncer, como os de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva.
A Comissão da Anistia aprovou hoje dois pedidos de reparação a povos indígenas perseguidos pela ditadura militar e obrigados a deixar suas terras. Essa é a primeira vez em que o Estado brasileiro concede uma retratação coletiva. Na prática, trata-se de um pedido formal de desculpas aos Krenak (do leste de Minas Gerais) e aos Guarani Kaiowá (do Mato Grosso do Sul). Não está previsto, contudo, qualquer ressarcimento financeiro. Essas mesmas ações tinham sido rejeitadas, em 2022, por uma comissão com integrantes nomeados pelo governo Jair Bolsonaro.
Mais ricos do mundo
A revista "Forbes" divulgou hoje um novo ranking com todos os bilionários do mundo. No topo, pelo segundo ano seguido, ficou o francês Bernard Arnault, dono do LVMH, maior grupo de artigos de luxo do mundo, que reúne grifes como Louis Vuitton, Dior, Sephora e Tiffany's. A cantora Taylor Swift e o ex-astro da NBA Magic Johnson entraram na lista pela primeira vez. A brasileira Livia Voigt, herdeira da empresa de máquinas e equipamentos WEG, também garantiu espaço entre os mais endinheirados: ela é a bilionária mais jovem do planeta.
A Comissão de Energia Atômica da França (CEA) divulgou hoje as primeiras imagens de um cérebro humano feitas pelo aparelho de ressonância magnética mais potente do mundo. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o scanner atingiu um nível de precisão jamais visto, o que pode ser decisivo para detectar doenças. Saiba mais.
O Assunto 🎧
Episódio #1.182: Sergio Moro na mira da Justiça Eleitoral. Natuza Nery conversa com a jornalista Malu Gaspar. No próximo episódio: o caso Enel e o futuro das concessões.
Postar um comentário