Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 08 de julho 2024.
Olá, boa noite! 🌛
A Petrobras anuncia o aumentode preços da gasolina e do gás de cozinha. É o primeiro reajuste de 2024.
E ainda: o presidente francês, Emmanuel Macron, decide manter o primeiro-ministro, Gabriel Attal, que entregou o cargo após a vitória da esquerda nas eleições parlamentares; e relatório da PF aponta que o dinheiro da venda ilegal de joias sauditas foi para o patrimônio de Bolsonaro.
✍️ Por aqui, Felipe Néri, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.
• • •
Gasolina mais cara
Os preços da gasolina e do gás de cozinha para as distribuidoras em todo o país aumentam pela primeira vez neste ano a partir desta terça-feira (9). O anúncio foi feito pela Petrobras. O litro da gasolina terá uma alta de R$ 0,20 (7,11%) e chegará a R$ 3,01. Lembrando: o preço final, pago pelo consumidor ao abastecer, é definido pelos postos de combustíveis. Nessa conta entram também os impostos e as margens de lucro.
Segundo projeções da Warren Investimentos, os preços na bomba devem subir em média 2,5%, o que já deve refletir na inflação de julho. O último aumento anunciado pela Petrobras no preço da gasolina tinha ocorrido em agosto de 2023. Não haverá reajuste do preço do diesel.
Eleições na França: o dia seguinte
O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu ao primeiro-ministro, Gabriel Attal, que permaneça no cargo após a vitória da esquerda nas eleições parlamentares. O pedido se deu porque, apesar de vitoriosos, os esquerdistas não conseguiram maioria absoluta, o que permitiria indicar um novo premiê sem negociar com outros partidos. A vitória da esquerda neste domingo (8) foi uma reviravolta, porque as pesquisas indicavam que a extrema direita, de Marine Le Pen, seria o bloco mais votado (terminaram em 3º lugar). Os partidos de centro, liderados por Macron, ficaram na 2ª posição.
Caiu o sigilo do inquérito da PF sobre as joias desviadas do acervo da Presidência da República no fim do governo Bolsonaro. O relatório da investigação aponta que os dólares obtidos com a venda ilegal das peças entraram para o patrimônio do ex-presidente e foram usados para custear as despesas dele e da família nos Estados Unidos. As joias, doadas pela Arábia Saudita, deveriam ter sido incorporadas ao patrimônio do Estado brasileiro. Bolsonaro foi indiciado por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Imagem do dia
O montanhista brasileiro Marcelo Motta morreu na última semana após cair em uma greta, espécie de rachadura, no Nevado Coropuna, a quarta montanha mais alta do Peru, com aproximadamente 6.300 metros de altitude. O corpo do homem não foi resgatado, pois está em uma espécie de “buraco sem fim”, de acesso muito difícil. Familiares agora tentam coletar documentos e usarão vídeo do local do acidente (veja aqui) para conseguir o atestado de óbito
O Assunto 🎧
Episódio #1.251: As águas do Brasil estão secando. Natuza Nery conversa com Marcos Rosa, doutor em geografia física pela USP e coordenador técnico do Mapbiomas. No próximo episódio: a onda de insatisfação pelo mundo com os atuais governos.
Postar um comentário