Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 15 de julho 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Dois dias após escapar de um atentado, Trump é oficializado como candidato a presidente dos EUA e anuncia o vice.
E ainda: gravação mostra que Bolsonaro discutiu, quando era presidente, formas de blindar o filho Flávio na investigação das rachadinhas; e o terceiro episódio do podcast O Último Plano conta a história do ministro que virou o "sacerdote" do Real.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.
• • •
Trump é oficializado como candidato
Donald Trump foi confirmado hoje como candidato à Casa Branca no primeiro dia da convenção do Partido Republicano. A indicação acontece dois dias depois de um atentado contra o ex-presidente durante um comício. O ataque a tiros ainda repercute no país, e o republicano tem adotado um tom mais conciliatório em suas declarações públicas.
Vance é de Ohio e foi crítico de Trump quando ele se candidatou à presidência em 2016, quando chegou a dizer que ele poderia ser o "Hitler americano" por seus ideais racistas. Os atritos, entretanto, ficaram no passado e Vance conseguiu o apoio de Trump quando foi eleito para o Senado, em 2021.
Gravação mostra que Bolsonaro discutiu blindar filho em investigação
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, derrubou hoje o sigilo de uma gravação conseguida pela Polícia Federal (PF) na operação que investiga o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por Bolsonaro para espionar adversários. O áudio mostra o então presidente discutindo maneiras de blindar o filho Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. A gravação foi feita pelo chefe da Abin na época, Alexandre Ramagem, que atualmente é deputado federal e pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PL.
O terceiro episódio do podcast sobre a criação do Plano Real conta a história de Rubens Ricupero, convidado para ser ministro da Fazenda e executar a implementação da moeda após a saída de Fernando Henrique Cardoso do governo Itamar Franco. Sem entender direito por que foi escolhido, Ricupero virou garoto-propaganda do real no momento em que até o presidente começou a duvidar do plano. Ouça.
Imagem do dia
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reabriu as portas, na manhã de hoje, 73 dias após ser inundado pelos temporais no Rio Grande do Sul. Os passageiros já podemfazer check in e despachar as malas no aeroporto, mas são levados de ônibus para a Base Aérea de Canoas. O funcionamento completo deve ser retomado em outubro. Saiba o que muda com a reabertura do terminal.
O Assunto 🎧
Episódio #1.256:O atentado contra Trump e o futuro da eleição nos EUA. Natuza Nery conversa com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV. No próximo episódio: O fator Trump para a economia global.
Postar um comentário