Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 14 de agosto 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Ministros do STF defendem atuação de Alexandre deMoraes após reportagem da "Folha de S.Paulo" afirmar que houve uso não oficial do TSE em investigações.
E ainda: doença viral mpox volta a ser emergência sanitária global; e Gil Rugai é solto após 20 anos.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.
• • •
Ministros do STF defendem atuação de Moraes
Ministros do STF defenderam hoje a atuação de Alexandre de Moraes no tribunal. Reportagens publicadas pelo jornal "Folha de S. Paulo" afirmam que a equipe de Moraes no STF usou mensagens, de forma não oficial, para pedir ao TSE relatórios sobre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Esse documentos foram depois usados para embasar decisões do ministro nos inquéritos do STF que investigam ataques à democracia e ao processo eleitoral.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que a mpox (do inglês, "monkeypox") é novamente uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. O mais alto nível de alerta da entidade é diferente de uma pandemia e foi acionado depois da rápida propagação de uma nova variante da doença na República Democrática do Congo, na África.
Antes chamada de "varíola dos macacos", a doença é causada por um vírus que pode ser transmitido entre humanos por meio do contato com secreções e objetos usados pela pessoa contaminada. Um dos principais sintomas são lesões na pele. Em casos graves, a mpox pode provocar pneumonia, sepse, encefalite (inflamação do cérebro) e infecção ocular. Clique aqui para saber mais.
Gil Rugai deixa a prisão após 20 anos
O ex-seminarista Gil Rugai, condenado a mais de 30 anos de prisão pelo assassinato do pai e da madrasta, foi solto na tarde de hoje, após a Justiça conceder progressão para o regime aberto. Ele estava preso desde 2004. Fora da cadeia, Rugai deverá ser monitorado por uma tornozeleira eletrônica e terá de cumprir medidas cautelares. Relembre o caso.
Imagem do dia
Um novo vídeo divulgado pela Nasa mostra auroras boreais vermelhas e verdes no entorno da Terra. As imagens foram registradas da Estação Espacial Internacional entre o pôr da lua e o nascer do sol. Normalmente, o fenômeno acontece porque partículas carregadas de luz e energia são empurradas para a Terra em uma erupção solar. Ao interagir com a atmosfera, produzem as luzes coloridas. Assista ao vídeo.
Episódio #1.278: O descontrole das emendas parlamentares. Natuza Nery entrevista a cientista política Beatriz Rey. No próximo episódio: o desafio do ensino médio.
Postar um comentário