Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 08 de agosto 2025.
Olá, boa noite! 🌛
Morre no Rio Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba. O cantor e compositor de 66 anos, chamado de "o sambista perfeito", deixa grande legado.
E mais: Lula sanciona lei do licenciamento ambiental com mais de 60 vetos, derrubando medidas que fragilizavam o processo. A proteção da Mata Atlântica e de povos originários foi mantida.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta sexta-feira até agora.
• • •
Morre um gigante do samba
Arlindo Cruz morreu aos 66 anos no Rio. Um dos maiores nomes do samba, o cantor e compositor deixou mais de 500 músicas gravadas e um legado reconhecido por críticos, colegas e pelo público — era chamado por muitos de “o sambista perfeito” e influenciou gerações da música brasileira.
Arlindo estava internado no hospital BarraD'Or, na Zona Oeste do Rio, e teve falência múltipla de órgãos. Em março de 2017, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e, desde então, convivia com sequelas que o impediram de voltar aos palcos.
Nascido no Rio em 14 de setembro de 1958, Arlindo Domingos da Cruz Filho tocava cavaquinho, banjo e violão. Teve passagem marcante pelo Fundo de Quintal, no lugar de Jorge Aragão, e ficou no grupo por 12 anos.
O sambista fez parceria com Sombrinha e lançou carreira solo com sucessos regravados por Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. Relembre a carreira.
As medidas barram a implementação da licença automática, reforçam a proteção de áreas sensíveis e garantem a exigência de estudos de impacto ambiental para projetos prioritários.
Os vetos também mantêm a proteção da Mata Atlântica e de povos originários. Outras regras que fragilizavam o licenciamento ambiental também caíram. Entenda os vetos em 9 pontos.
🗣️ Repercussão: Ambientalistas e parte do governo defendiam o veto integral. Outros setores, como a bancada ruralista, afirmavam que as novas regras, sem os vetos, iriam desburocratizar processos.
Fato ou fake? Circula pelas redes sociais um vídeo mostrando o momento em que um Lulu da Pomerânia persegue e expulsa um urso que invadiu uma casa no Canadá. As imagens, registradas por câmeras de segurança, viralizaram e são #FATO.
O Assunto 🎧
Episódio #1.529: O motim que deixou Hugo Motta sem cadeira. Alan Severiano fala com Thomas Traumann, comentarista da GloboNews. No próximo episódio: A possível resposta do Brics a Trump.
Postar um comentário