Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 13 de agosto 2025.
Olá, boa noite! ☀️
O governo detalhou o pacote de ajuda a exportadores afetados pelo tarifaço dos EUA. A principal medida foi a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões a empresas.
E mais:governo Trump cancela visto de secretário do Ministério da Saúde por relação com o programa Mais Médicos.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.
• • •
🧾 Pacote de socorro a exportadores
O governo apresentou hoje um pacote de medidas para socorrer empresas afetadas pela sobretaxa de 50% imposta pelos EUA. A principal ação é uma linha de crédito de R$ 30 bilhões.
Outras medidas incluem a prorrogação do "drawback" (mecanismo que isenta tributos de matéria-prima usada para fabricar produtos para exportação), o adiamento de impostos pela Receita Federal e a desoneração de vendas ao exterior.
🗣️ Resposta ao tarifaço: Lula voltou a dizer que, por ora, o Brasil não aplicará medidas de reciprocidade. Ele disse que seguirá tentando negociar com os EUA e intensificará a busca por novos mercados, com conversas com líderes de Índia, Rússia e China.
🗃️ Relatório dos EUA: o presidente também rebateu o documento que indicou piora na situação dos direitos humanos no Brasil: "Tem que olhar o que acontece no país que está nos acusando".
Eles são acusados de cumplicidade em um suposto esquema de 'trabalho forçado' de médicos cubanos por meio do Mais Médicos.
Criado em 2013, o programa contratou profissionais de saúde, incluindo estrangeiros — a maioria cubanos —, para áreas carentes do Brasil. A participação cubana durou até 2018.
Segundo o secretário de Estado, Marco Rubio, o programa foi “um golpe diplomático inconcebível”. Trata-se de mais uma medida do governo Trump tendo o Brasil como alvo.
Imagem do dia
Casal vizinho de delegacia vive em conflito com policiais há 6 anos. Viaturas estacionadas irregularmente bloqueiam a garagem da família, que já acumulou 11 multas ao tentar reservar o próprio espaço. Gustavo Rodrigues, o morador, já foi detido duas vezes por desacato.
O Assunto 🎧
Episódio #1.532: A tomada de Washington. Victor Boyadjian conversa com Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington. No próximo episódio: O socorro contra o tarifaço.
Postar um comentário