Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 29 de fevereiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024.
E ainda: incêndios transformam Roraima em "terra do fogo", enquanto chuvas provocam cheias históricas no Acre; e mais de 100 pessoas morrem durante distribuição de alimentos em Gaza.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns dos destaques dessa quinta-feira, 29 de fevereiro. Aliás, clique aqui para entender por que 2024 é um ano bissexto.
• • •
Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue; mortes chegam a 214
O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue nos dois primeiros meses do ano, segundo dados divulgados hoje no Painel de Arbovirores do Ministério da Saúde. O número é quase 5 vezes maior que o registrado no primeiro bimestre de 2023.
Neste ano, foram confirmadas 214 mortes, e 687 seguem em investigação. Para especialistas, a alta de casos começou mais cedo em 2024, e com isso o país pode bater recordes históricos da doença.
Fogo em Roraima e Acre debaixo d'água
Os incêndios deste começo de ano transformaram Roraima em "terra do fogo". O estado concentra quase 30% de todos os focos de calor do país, e as chamas já consumiram casas, vegetação e mataram animais. Há duas causas principais: estiagem (agravada pelo El Niño) e queimadas (para limpeza de áreas de plantio e pasto).
Mais de cem pessoas morreram hoje durante a distribuição de comida na Faixa de Gaza. O Hamas acusou soldados israelenses de abrir fogo contra pessoas que tentavam pegar os mantimentos. Uma autoridade do governo de Israel disse à agência de notícias Reuters, sob condição de anonimato, que os soldados dispararam diversas vezes porque se sentiram ameaçados. Oficialmente, Israel não confirma que os soldados abriram fogo.
No meio da seca do Nordeste, mulheres transformam cactos em sobremesa, uma tradição que atravessa gerações. O g1 foi até Petrolina (PE) para conhecer a história das agricultoras que tentam patentear o doce feito com xique-xique, uma planta espinhosa muito comum na Caatinga. O produto virou fonte de renda na região e é bastante disputado em supermercados locais. Saiba mais.
Postar um comentário