Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 19 de fevereiro 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Israel declara Lula como "persona non grata" após presidente brasileiro comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto.
E ainda: PF intima Jair Bolsonaro (PL) a prestar depoimento sobre tentativa de golpe em 2022, e defesa do ex-presidente pede adiamento;Fantásticoentra nas celasdo presídio em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de dois presos; e a morte do empresário Abílio Diniz.
✍️ Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.
• • •
Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente brasileiro comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto
Neste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a guerra entre Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Lula comparou ações de Israel em Gaza ao Holocausto – extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial, promovido pela Alemanha nazista.
O presidente deu a declaração durante uma entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.
➡️ Reação
A fala de Lula foi duramente criticada pelo governo de Israel e por entidades israelitas. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, em uma rede social, que as palavras de Lula são "vergonhosas e graves". O premiê convocou o embaixador do Brasil em Israel para uma "repreensão".
➡️ 'Persona non grata'
O governo de Israel declarou que Lula é uma "persona non grata", situação que só se reverterá se o presidente brasileiro pedir desculpas e se retratar. Nas relações internacionais, o termo indica que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo em determinado país.
Fantástico entra nas celas de presídio em Mossoró e mostra falhas de segurança
O Fantástico entrou na penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN), construído para receber alguns dos bandidos mais perigosos do país, mas que revelou fragilidades após a fuga de dois criminosos na última semana.
A reportagem deste domingo (18) mostrou o interior das celas e como os detentos conseguiram sair por um buraco na parede, descer pelo telhado, cortar a grade de arame do pátio e fugir sem serem notados.
Câmeras filmaram o momento em que os bandidos passaram pela grade, mas as imagens são de má qualidade. Saiba mais.
Imagem do dia
🎥Imagens de uma câmera de segurança em Rolândia, no norte do Paraná, registraram o momento exato em que uma carreta avançou o sinal vermelho, atravessou a linha férrea e bateu em um trem, que descarrilou e atingiu uma casa. O acidente aconteceu neste domingo (18). Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros. Veja aqui o vídeo.
Postar um comentário