Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 28 de março 2024.
Olá, boa noite! 🌛
"É grave que a candidata não possa ter sido registrada", afirma Lula, em seu primeiro comentário sobre a eleição na Venezuela após a principal representante da oposição não conseguir formalizar participação na disputa.
E ainda: em Brasília, Macron cita o 8 de Janeiro e fala em "inimigos da democracia"; e Américas enfrentam o provável pior surto de dengue da história, alerta a Opas.
✍️ Por aqui, Cauê Muraro, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.
• • •
'É grave', diz Lula sobre candidata da oposição barrada na eleição da Venezuela
O presidente Lula disse hoje ser "grave" o fato de Corina Yoris não ter conseguido registrar sua candidatura à Presidência da Venezuela. Yoris representa o principal grupo de oposição a Nicolás Maduro, aliado histórico do brasileiro. Ela não conseguiu se inscrever a no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer. Esse foi o primeiro comentário do petista após o ocorrido. Ele deu as declarações em Brasília, durante cerimônia de recepção ao presidente da França, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil (leia mais abaixo).
"Ela não foi proibida pela Justiça [de se candidatar]. Me parece que se dirigiu até o lugar e tentou usar o computador, o local, e não conseguiu entrar. Então, foi uma coisa que causou prejuízo a uma candidata. O dado concreto é que não tem explicação. Não tem explicação jurídica, política, você proibir um adversário de ser candidato", afirmou.
Agendado para 28 de julho, a disputa eleitoral tem sido marcada por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.
Macron em Brasília
Emmanuel Macron citou hoje os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e afirmou que a Praça dos Três Poderes – local onde estão localizados o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional – foi maltratada por inimigos da democracia. Ele deu a declaração depois de ter se reunido com Lula, no Palácio do Planalto. O francês cumpre agenda no Brasil nesta semana. Antes de visitar Brasília, ele esteve no Pará, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou hoje que os casos de dengue nas Américas aumentaram de forma acentuada nos primeiros três meses deste ano, chegando a um número três vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023. Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela dengue. Autoridades da entidade descreveram que o quadro é provavelmente o pior surto da doença já registrado na região. Conheça os detalhes.
O g1 publicou hoje uma reportagem sobre o "BBB da Amazônia". No lugar de anônimos que querem ficar milionários, influencers e famosos do camarote, os astros aqui são animais silvestres. O projeto é conduzido por pesquisadores que querem ver como os bichos vivem para, a partir disso, desenvolver estratégias que conservem a vida selvagem. Os responsáveis têm ainda o objetivo de levar conhecimento sobre a fauna à população e explicar a importância da preservação ambiental. Entenda como as câmeras escondidas têm ajudado nesse processo.
Postar um comentário