Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 27 de março 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Novos dados do IBGE atualiza informações sobre nascimentos, mortes, casamentos e divórcios da população brasileira.
E ainda: Bolsonaro se explica no STF sobre hospedagem na embaixada da Hungria; e Tarcísio de Freitas anuncia projeto de R$ 4 bi para mudar sede do governo de SP de lugar.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.
• • •
IBGE aponta queda nas mortes, crescimento de divórcios e alta nos casamentos homoafetivos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje, a nova Pesquisa de Registros Civis. Com dados coletados em 2022, o levantamento atualiza informações sobre os seguintes temas:
▶️ Mortes - foram registrados 1.524.731 óbitos em 2022, ou 15,8% menos que as 1.786.347 do ano anterior, que marcou o pico da pandemia de Covid-19; ainda assim, o número de 2022 é superior ao patamar dos anos anteriores ao coronavírus.
▶️ Casamentos -ocorreram 11 mil registros de casamentos homoafetivos em 2022, um crescimento de 20% na comparação com o ano anterior; a alta é cinco vezes maior que a verificada nos registros de casamentos heterossexuais.
A defesa de Jair Bolsonaro respondeu hoje ao questionamento de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o período em que o ex-presidente ficou hospedado na embaixada da Hungria, em Brasília. O ministro havia pedido explicações depois que uma reportagem do jornal americano "New York Times" revelou, antes de ontem, que, em fevereiro, Bolsonaro se passou dois dias no local. Os advogados do ex-presidente disseram que é "ilógico" sugerir que a visita tinha como propósito um pedido de asilo ou fuga de investigações.
O governo de São Paulo anunciou hoje os planos para iniciar a transferência de sua sede administrativa: do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista, para o Centro da cidade. Essa é uma das promessas de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A estimativa inicial do investimento é de R$ 4 bilhões e prevê a construção de 12 novos prédios. Para realizar a obra, será necessário realocar o Terminal Princesa Isabel e desapropriar 230 imóveis residenciais.
Imagem do dia
Uma reportagem publicada hoje no g1 tratou de um aspecto menos formal da primeira visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil. É verdade que, durante a viagem, ele e Lula anunciaram investimentos na Amazônia e apresentaram um novo submarino. Mas parte da repercussão se deveu à divulgação de fotos afetuosas dos chefes de Estado. Publicadas ontem, as imagens viraram memes e foram comparadas a registros próprios de álbuns de casamento.A imprensa estrangeira também brincou com o "bromance".
O Assunto 🎧
Episódio #1.180:Bolsonaro e a visita misteriosa a embaixada. Natuza Nery conversa com o advogado Augusto de Arruda Botelho e com a professora da USP Maristela Basso. No próximo episódio: a operação dos EUA contra o golpe no Brasil.
Postar um comentário