Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 30 de julho 2024.
Olá, boa noite! 🌛
Rebeca, Flavia, Jade, Julia e Lorrane. O time brasileiro da ginástica artística faz história em Paris ao conquistar uma medalha inédita.
E ainda: Lula pede que atas de votação sejam divulgadas na Venezuela, mas minimiza crise que já deixou mortos e centenas de detidos no país; e um relatório mostra o peso do furto de energia no bolso do consumidor.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Olimpíadas: Brasil consegue medalha inédita na ginástica por equipes
Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira fizeram história hoje em Paris: conquistaram uma inédita medalha olímpica para Brasil na ginástica por equipes. O bronze veio no último salto, com Rebeca fazendo a diferença. O ouro ficou com o time dos Estados Unidos, liderado por Simone Biles, e a prata foi para a Itália.
O Brasil ainda tem pela frente mais quatro finais individuais. Rebeca vai disputar no solo, na trave, no salto e no individual geral, e pode se tornar a maior medalhista brasileira na história dos Jogos Olímpicos. Além dela, Júlia Soares (estreante em Olimpíadas) é finalista na trave, e Flavia Saraiva, no individual geral.
'Nada de anormal', diz Lula sobre a Venezuela
O presidente Lula falou hoje, pela primeira vez, sobre a eleição na Venezuela, realizada no domingo (28) sob desconfiança internacional. Segundo ele, para "resolver a briga", é preciso que as autoridades locais façam o que ainda não fizeram: apresentar as atas de votação que comprovam a vitória de Maduro. A oposição alega fraude e diz que ganhou. Nas ruas, os protestos contra Maduro cresceram. Quase 800 pessoas foram presas, e ONGs dizem que há pelo menos 11 mortos.
Lula chamou de "processo tranquilo" as suspeitas sobre a eleição. "Não tem nada de grave, nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal."
Também hoje, Lula conversou com Biden pelo telefone. Segundo a Casa Branca, o presidente americano afirmou que a região vive "um momento crítico para a democracia".
*CORREÇÃO:ontem, erramos ao informar nesta newsletter que a oposição venezuelana disse ter ganhado a eleição com 73% dos votos. Houve um equívoco de tradução. Na verdade, os opositores afirmaram que tiveram acesso a 73% das atas de votação e que os dados desses documentos indicavam a vitória. Pedimos desculpas.
O custo dos 'gatos' na sua conta de luz
Os consumidores pagaram até 13,4% a mais na conta de luz em 2023 por causa dos furtos na rede elétrica — conhecidos como "gatos". Os dados constam de um relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na quinta-feira passada. Os amazonenses são os que mais sofrem com esse roubo de energia. Veja os números por estado.
Imagem do dia
O g1 publicou hoje uma reportagem que mostra uma colisão entre dois aviões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As aeronaves precisaram ser levadas para a manutenção, e dois voos foram cancelados. Não houve feridos. Segundo a concessionária que administra o terminal, o acidente aconteceu por uma falha no equipamento que faz o reboque dos aviões. Assista ao vídeo.
O Assunto 🎧
Episódio #1.267: Venezuela - Eleição sob suspeita e risco para o Brasil. Natuza Nery entrevista Tanguy Baghdadi, especialista em política internacional. No próximo episódio: a ambiguidade de Lula sobre o regime Maduro.
Postar um comentário