Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, clique aqui.
Olá, Redação.
Este é o resumo de hoje, 29 de julho 2025.
Olá, boa noite! 🌛
A deputada Carla Zambelli foi presa na Itália após ser localizada pela polícia em Roma. A extradição já havia sido pedida pelo governo brasileiro. Autoridades italianas têm até 48 horas para validar a prisão.
E mais:negociação do tarifaço dos EUA contra o Brasil se arrasta — e aumenta a pressão sobre Lula.
✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.
• • •
Zambelli presa em Roma
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa hoje em Roma, na Itália. Ela estava foragida desde maio, após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF. Agentes italianos fizeram a detenção no apartamento onde a parlamentar se escondia em Roma.
O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou ter entregado o endereço da brasileira à polícia. Segundo ele, Zambelli dizia estar “intocável” na Itália. Bonelli é líder da coligação de esquerda que faz oposição ao governo de Giorgia Meloni.
⚖️ Relembre o caso: Zambelli foi condenada por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça ao lado do hacker Walter Delgatti, em maio deste ano. O STF determinou prisão e perda de mandato. Ela deixou o Brasil com destino aos EUA e depois seguiu para a Itália, onde tem cidadania.
O governo brasileiro debate como e quando Lula deve falar com Trump para tentar barrar o tarifaço. Diplomatas defendem um acerto prévio para evitar humilhações, como a sofrida pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Senadores em Washington acham que o constrangimento é parte da estratégia trumpista.
Uma fala do secretário de Comércio dos EUA acendeu um sinal de esperança: produtos como café, que não são cultivados localmente, poderiam ter tarifa zero. Mas Howard Lutnick não citou o Brasil entre os beneficiados.
O ministro Fernando Haddad disse que há abertura para diálogo com os EUA e que o Brasil tem plano de contingência caso o tarifaço seja mantido. Ele afirmou que empresários americanos veem exagero na medida e pressionam por moderação.
Uma forte ressaca interditou a orla do Leblon, no Rio de Janeiro. O mar cruzou a avenida Delfim Moreira, derrubou equipamentos e arrastou um carro. A Marinha prevê ondas de até 3,5 metros até quinta-feira (31).
O Assunto 🎧
Episódio #1521: A contagem regressiva para o tarifaço de Trump contra o Brasil. Alan Severiano recebe Nick Zimmerman, ex-assessor da diplomacia dos EUA, e Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM. No próximo episódio: OBrasil fora do mapa da fome.
Postar um comentário